Como funcionam as palavras-chave de correspondência ampla no Google Ads? (2025)

No Google Ads, existem 3 tipos diferentes de correspondência de palavras-chave. Por padrão, o Google usa o tipo de correspondência ampla (broad match) e o recomenda. Além disso, o Google continua nos recomendando a converter nossas palavras-chave de correspondência de frase e exata para correspondência ampla.

Neste post, explico como as palavras-chave de correspondência ampla funcionam e por que o Google prefere esse tipo de correspondência.

Em resumo: uma palavra-chave de correspondência ampla pode acionar um anúncio se o significado da consulta de pesquisa for relacionado. O Google prefere a correspondência ampla porque esse tipo de correspondência oferece a melhor base para estratégias automatizadas.

Essa foi a definição curta. Claro, há mais para esclarecer para que você entenda como as palavras-chave de correspondência ampla funcionam. Neste post, você encontrará tudo o que precisa saber. Aqui está um resumo:

  • Como os tipos de correspondência de palavras-chave funcionam?
  • Como funciona a correspondência ampla?
  • Por que o Google prefere palavras-chave de correspondência ampla?
  • Vantagens e desvantagens das palavras-chave de correspondência ampla
  • Como usar a correspondência ampla corretamente?
  • Como funciona a correspondência ampla para palavras-chave negativas?

Como funcionam os tipos de correspondência de palavras-chave?

Antes de entrarmos no tipo de correspondência específica, como a correspondência de frase, aqui está uma explicação básica: O que são tipos de correspondência?

Quando você adiciona palavras-chave no Google Ads, pode fazer isso de 3 maneiras diferentes:

  • Correspondência Exata (Exact Match)
  • Correspondência de Frase (Phrase Match)
  • Correspondência Ampla (Broad Match)
Correspondencia palavras chaves google Ads

Os tipos de correspondência dão a você controle sobre o quão relacionado o termo de pesquisa de um usuário precisa ser para acionar um anúncio. Como regra geral:

Da correspondência ampla para a exata, a relevância aumenta.

Termo de Pesquisa vs. Palavra-chave: Qual é a diferença?

No Google Ads, existem termos de pesquisa e palavras-chave. Embora esses termos pareçam sinônimos e muitas vezes sejam tratados como tal, dentro do Google Ads, eles representam conceitos diferentes.

O que são palavras-chave?

Palavras-chave são palavras ou grupos de palavras que você pode adicionar ao Google Ads no nível do grupo de anúncios. Essas palavras-chave determinam para quais buscas seus anúncios serão exibidos.

O que são Termos de Pesquisa?

Termos de pesquisa são as consultas reais e literais que acionam seus anúncios. Ou seja, os termos de pesquisa fornecem informações sobre as consultas de busca reais dos usuários.

Como funciona o mecanismo de anúncio?

Para cada consulta de busca, o Google verifica se o termo de pesquisa tem o mesmo significado ou um significado semelhante a uma das suas palavras-chave.

Se tiver um significado completamente diferente, nenhum anúncio será exibido.

Se o significado for semelhante, mas não exatamente o mesmo, o tipo de correspondência da respectiva palavra-chave determina se o anúncio será acionado ou não.

Um pequeno exemplo

Você tem um negócio de serviços e oferece um serviço de corte de grama. Criou uma campanha de pesquisa no Google com palavras-chave relevantes.

Agora, um usuário pesquisa o seguinte: “Serviço de aeração de gramado”

Na sua campanha, você inseriu a palavra-chave “serviço de corte de grama”.

Dependendo do tipo de correspondência que você usa, o anúncio será acionado ou não:

  • Correspondência Exata: O anúncio NÃO será acionado
  • Correspondência de Frase: O anúncio NÃO será acionado
  • Correspondência Ampla: O anúncio será exibido

Como Funciona a Correspondência Ampla?

Com palavras-chave de correspondência ampla, os termos de pesquisa precisam apenas ter um significado relacionado para que os anúncios sejam acionados. Isso significa que uma única palavra-chave pode cobrir uma ampla gama de consultas de pesquisa potenciais.

O grande desafio aqui é que nem todos os termos de pesquisa são realmente relevantes para a sua oferta, mesmo que estejam de alguma forma relacionados no significado.

Um Exemplo

Você vende sapatos de couro de alta qualidade para ternos. Em uma campanha, você insere a palavra-chave “sapatos de couro para ternos”. Nesse caso, todas as consultas de pesquisa que contenham simplesmente a palavra “sapatos” são consideradas suficientemente relevantes para, teoricamente, acionar os anúncios.

Como você pode ver, a correspondência ampla oferece relativamente pouco controle. E, assim, pode acontecer rapidamente que você gaste dinheiro em consultas de pesquisa que não são relevantes para você.

Importante: pode acontecer que palavras-chave de correspondência ampla sejam exibidas para consultas de pesquisa que você não consideraria relevantes. Também é possível que o Google faça lances nos nomes dos seus concorrentes.

Por essa razão, especialmente em campanhas novas, você deve verificar regularmente o relatório de termos de pesquisa e excluir consultas inadequadas com palavras-chave negativas.

Se você quiser ter mais controle, deve analisar mais de perto os tipos de correspondência de frase e de correspondência exata.

Em quais casos a correspondência ampla aciona um anúncio?

Basicamente, a palavra-chave e o termo de pesquisa precisam apenas estar vagamente relacionados. Ou seja, a consulta de pesquisa não precisa necessariamente usar as mesmas palavras ou ter a mesma intenção.

Para ilustrar melhor isso, o Google criou o seguinte exemplo:

image 1

Esse exemplo é uma boa forma de ver como diferentes consultas de pesquisa para apenas uma palavra-chave podem variar. A intenção dos usuários pode mudar bastante:

  • Comprar comida
  • Encontrar receitas
  • Comprar livros
  • Saber mais sobre dietas

Observe que estes são apenas os exemplos fornecidos pelo próprio Google. Em minha experiência, a palavra-chave “plano de dieta low-carb” também pode acionar anúncios para as seguintes consultas de pesquisa:

  • Nomes de marcas de fornecedores de dietas conhecidos
  • Programas de fitness
  • Outros tipos de dietas

Assim, o alcance é extremamente amplo para a correspondência ampla. Diferentemente da correspondência de frase ou exata, a intenção do usuário em cada pesquisa individual pode variar bastante. No entanto, com a correspondência ampla, o algoritmo do Google considera mais do que apenas o termo de pesquisa específico.

O Google não considera apenas a palavra-chave

Segundo suas próprias declarações, o Google também leva em conta sinais dos usuários que vão além da consulta de pesquisa individual com palavras-chave de correspondência ampla.

Para exibir anúncios relevantes, o algoritmo também analisa:

  • O histórico de pesquisa do usuário
  • O conteúdo da página de destino
  • A relevância de outras palavras-chave no mesmo grupo de anúncios

Por que o Google prefere palavras-chave de correspondência ampla?

O Google Ads está em constante evolução. Já há algum tempo, a tendência tem sido claramente a de abandonar o controle manual em favor da automação pelo Google e sua tecnologia de IA.

Como a correspondência ampla dá ao Google mais liberdade, o algoritmo baseado em IA funciona melhor com esse tipo de correspondência. Isso significa que, se você usar estratégias de lances automáticos (lances inteligentes), terá os melhores resultados com a correspondência ampla.

Com estratégias de lances inteligentes, como Maximizar Conversões (opcional com um CPA alvo) ou Maximizar Valor da Conversão (opcional com um ROAS alvo), o Google usa sua inteligência artificial para obter os melhores resultados.

Aqui, você não tem mais influência sobre o CPC, mas dá ao Google liberdade para alcançar suas metas de desempenho.

Correspondência Ampla + Lances Inteligentes

Para que as estratégias de lances inteligentes funcionem da melhor forma, o Google precisa de o máximo de dados possível. Com a interpretação ampla dos termos de pesquisa e os sinais adicionais dos usuários considerados na correspondência ampla, você oferece ao algoritmo a melhor base para bons resultados.

Importante: Mesmo que o próprio Google prefira a automação, e assim a correspondência ampla e lances inteligentes, isso não significa que essa estratégia sempre levará aos melhores resultados.

Por exemplo, se você tiver um orçamento muito limitado, o Google não conseguirá coletar muitos dados e sua campanha nunca será realmente otimizada. Como regra geral, você deve gerar pelo menos 10 a 20 cliques por dia para poder usar lances inteligentes.

De forma geral, nunca é prejudicial questionar criticamente as recomendações do Google.

Como Adicionar Palavras-Chave de Correspondência Ampla

No Google Ads, você pode definir o tipo de correspondência de uma palavra-chave de várias maneiras. A configuração padrão é a correspondência ampla.

Ao adicionar novas palavras-chave, você pode especificar o tipo de correspondência ao inserir a palavra-chave sem ajuste (palavra-chave – correspondência ampla), entre aspas (“palavra-chave” – correspondência de frase) ou entre colchetes ([palavra-chave] – correspondência exata).

Nos relatórios de palavras-chave do Google Ads, as palavras-chave são exibidas exatamente como foram inseridas. Se não estiverem entre aspas ou colchetes, são palavras-chave de correspondência ampla.

Depois que as palavras-chave foram inseridas, você pode facilmente alterar os tipos de correspondência através da coluna de tipos de correspondência. Ao clicar no tipo de correspondência, um menu suspenso é exibido, permitindo alterar a palavra-chave.

Se você quiser mudar várias palavras-chave de uma só vez, basta selecioná-las e ir em Editar > Alterar Tipo de Correspondência para fazer a alteração.

Quer mais sucesso com o Google Ads?

Deixe-me ajudar você com suas campanhas de pesquisa. Solicite uma auditoria gratuita da sua conta.

Obtenha sua auditoria gratuita

Prós e Contras das Palavras-Chave de Correspondência Ampla

O Google prefere palavras-chave de correspondência ampla, e elas parecem oferecer o melhor desempenho. Então, isso significa que você deve sempre usar a correspondência ampla?

A resposta é NÃO. Assim como os outros tipos de correspondência, o uso da correspondência ampla traz vantagens e desvantagens.

Vantagens da Correspondência Ampla

Possibilidade de descobrir novas palavras-chave: As palavras-chave de correspondência ampla são uma ferramenta útil para descobrir novos termos de pesquisa relevantes para sua oferta e que você talvez não tenha considerado antes.l search queries are new. That’s why it’s always worth keeping an eye out for new keywords.

Alcance amplo: Com palavras-chave de correspondência ampla, você alcança um público maior e, geralmente, gera mais cliques e impressões.

Melhor tipo de correspondência para lances inteligentes: Sendo o tipo de correspondência mais amplo, a correspondência ampla fornece a melhor base para lances inteligentes com tecnologia de IA.

(Geralmente) CPC mais baixo: Como os anúncios podem ser acionados para uma variedade de consultas de pesquisa com menos concorrência, o CPC frequentemente diminui.

Baixo esforço de configuração: Com a correspondência ampla, você não precisa fazer uma pesquisa detalhada de palavras-chave. Basta definir algumas palavras-chave que descrevem exatamente sua oferta.

Desvantagens da Correspondência Ampla

  • Baixo controle: Palavras-chave de correspondência ampla oferecem o menor controle sobre quais consultas de pesquisa podem acionar seus anúncios. As regras para isso muitas vezes não são claras nem transparentes. Como resultado, você pode gerar cliques para muitas consultas irrelevantes e desperdiçar seu orçamento.
  • Esforço elevado de administração para adicionar palavras-chave negativas: Para evitar desperdício de orçamento, é essencial controlar a exibição de seus anúncios com palavras-chave negativas. Especialmente no início de uma campanha, é recomendável revisar os relatórios de termos de pesquisa diariamente e excluir várias palavras-chave.
  • Baixa taxa de cliques (CTR): Seus anúncios podem não ser relevantes para todas as consultas de pesquisa, fazendo com que a taxa de cliques geralmente diminua para palavras-chave de correspondência ampla.

Como Usar a Correspondência Ampla Corretamente?

O uso de palavras-chave de correspondência ampla é preferido pelo Google por um motivo. Se usadas corretamente, elas podem gerar excelentes resultados. No entanto, a falta de controle pode causar certa frustração. Aqui estão quatro práticas recomendadas que podem ajudar:

  1. Defina palavras-chave o mais específico possível Os resultados dependem fortemente do que você insere no algoritmo do Google. Quanto mais precisas forem suas palavras-chave, melhor o Google entenderá as consultas que você deseja segmentar. Prefira palavras-chave com 3 ou mais palavras.
  2. Use uma estratégia de lances automatizada Não faz sentido usar palavras-chave de correspondência ampla com uma estratégia de lances manuais (como CPC manual), pois isso faz com que você perca as vantagens da tecnologia de IA do Google, desperdiçando orçamento.
  3. Configure um acompanhamento de conversões estável Dados de conversão são o sinal mais importante que você pode fornecer ao algoritmo, permitindo ao Google aprender quais consultas e usuários respondem à sua oferta. Sem dados corretos, o Google não otimizará adequadamente suas campanhas.
  4. Use palavras-chave negativas Palavras-chave negativas são a melhor ferramenta para controlar a correspondência ampla. Vale a pena definir palavras inadequadas antes do início da campanha, assegurando desde o começo que você não desperdice orçamento. Evite também que diferentes campanhas segmentem as mesmas consultas, pois campanhas semelhantes competindo entre si podem elevar o CPC.

Como Funciona a Correspondência Ampla para Palavras-Chave Negativas?

No Google Ads, além das palavras-chave que incluem quais buscas acionam um anúncio, há também palavras-chave negativas, que permitem excluir palavras ou termos específicos e reduzir desperdícios de orçamento. Essas palavras têm tipos de correspondência próprios.

Importante: os tipos de correspondência para palavras-chave negativas funcionam de forma diferente das palavras-chave discutidas anteriormente. No caso das negativas, o critério é a ortografia exata e não o significado.

Palavras-Chave Negativas de Correspondência Ampla

Uma palavra-chave negativa em correspondência ampla bloqueia todas as consultas que contêm as mesmas palavras em qualquer ordem.

Por exemplo, para as palavras-chave negativas de correspondência ampla, a ortografia exata é considerada. Isso significa que é necessário adicionar variações, como erros de digitação, singular e plural, para bloquear todas as consultas desejadas.

image 2

Espero que este post tenha ajudado a explicar os Tipos de Correspondência de forma compreensível. Desejo a você muito sucesso com suas campanhas!

icone whatsapp

Ultimas postagens

  • All
  • Automação e Eficiência de Marketing
  • Crescimento e Escalabilidade
  • FACEBOOK e INSTAGRAM ADS
  • Geração de Leads e Aumento de Clientes
  • GOOGLE ADS
  • Inteligência Artificial
  • Marketing de afiliados
  • Marketing de Performance
  • Marketing Digital
  • Transformação Digital
  • web stories
Leia mais

Visite o youtube

Guia de marketing digital

Faça o download do guia de marketing digital